bem-vindo

bem-vindo

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O molho certo para cada massa



O molho certo para cada massa

 

Por conta do tamanho, do formato e da maneira como é feita, cada massa combina melhor com um tipo de molho.

Italianos são bastante rigorosos quando o assunto é massa. No País da bota, cortar macarrão ou servi-lo cozido demais é pecado. Mas isso não é tudo. Muita gente não sabe, mas há regras também para misturar molhos ou ingredientes extras ao prato. E isso não é preciosismo, faz toda a diferença no resultado final.

Nada de jogar o macarrão no prato.
Massas curtas são ideais para saladas e vão bem com molhos pedaçudos.






As massas secas, normalmente industrializadas, não têm sabor muito definido, mas absorvem bastante o tempero. Por isso, vão bem com molhos marcantes como tomates, azeite, alho, ervas, frutos do mar e tudo o que dê personalidade a elas.
Essa categoria, aliás, pode ser dividida em duas: massas curtas e longas. As primeiras casam melhor com molhos mais rústicos, já que têm formatos cheios de curvas e buracos capazes de capturar os pedaços e o suco do tempero. São também as mais indicadas para saladas. As longas, por sua vez, pedem molhos à base de alho, azeite e tomate. E, quanto mais finas, melhor absorvem os condimentos.


 


As massas frescas, aquelas feitas com ovos, são muito mais delicadas. Portanto, ficam melhores com molhos suaves, legumes ou simplesmente com manteiga.




Já as recheadas, como ravióli, canelone e rondelle, ficam mais gostosas se preparadas no forno e vão bem com molhos sugo, bolonhesa ou outros à base de queijo. Dá também para brincar com misturas leves como tomates e azeitonas ou apostar em um molho rosé, junção de molho branco e vermelho. Importante, aqui, é manter o equilíbrio e evitar ingredientes de sabor muito forte.


 
Por fim, vale dizer que nem todo macarrão combina com queijo ralado. Esse acessório vai bem com os molhos vermelhos e alguns cremosos e, mesmo assim, se bem dosado. Sair despejando parmesão no prato pode acabar estragando a combinação, e fazendo sofrer o coração dos italianos




 MACARRÃO COMBINA COM CHOCOLATE?

CLARO QUE SIM, DIZEM OS AMANTES DE CHOCOLATE.

Dica:
Cozinhe o macarrão cabelo de anjo, em água com duas colheres de açúcar, sem desfazer os ninhos. Não deixe a panela sozinha, pois o cozimento é muito rápido.

Retire os ninhos com uma espumadeira para não desmancha-los  e  coloque-os no recipiente que irá servi-lo.

Para a calda:
Derreta  200gr de chocolate e misture com 1 caixa de creme de leite e meia caixa de leite condensado ou adoce a gosto.

Coloque por cima do macarrão e decore com hortelã picadinha, cerejas ou morangos

. Receita rápida e diferente.
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário