bem-vindo

bem-vindo

domingo, 27 de outubro de 2013

naked cake




Naked Cake




Os tradicionais bolos de festa, cobertos com pasta americana ou foundant, estão perdendo espaço para os chamados Naked Cake ou bolo “nu”..
Essa nova tendência deixa de lado todas aquelas coberturas tradicionais e deixa o recheio a mostra.  O objetivo é aumentar ainda mais o desejo pelo bolo, tanto por ver o delicioso recheio, quanto pelo aroma, que fica bem mais perceptível.
Essa é uma opção bem mais informal e descontraída.Para aquelas que estão sempre de olho na balança, essa opção tem bem menos calorias e pode ser tão atrativa, ou até mais,  que os bolos tradicionais.
O Naked Cake dá a impressão de ter acabado de sair do forno e pode ser decorado com açúcar de confeiteiro, frutas, flores coloridas
Essa tendência surge para ser usada em qualquer tipo de festa: casamento, 15 anos, aniversários, bodas e onde mais a imaginação deixar!


 














Naked Cake

ingredientes

  • 5 ovos
  • 150 g de açúcar (3/4 de xícara de chá)
  • 150 g de farinha de trigo (1 xícara de chá)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • corante alimentício na cor de sua preferência
1- Em uma batedeira coloque 5 ovos, 150 g de açúcar e bata até obter um creme fofo (+/- 10 minutos).
2 - Numa tigela misture 150 g de farinha de trigo com 1 colher (sopa) de fermento em pó e depois vá peneirando (essa mistura de farinha de trigo) sobre o creme de ovos e açúcar, mexendo delicadamente.
3 - Divida a massa em duas partes e em cada parte pingue corante alimentício (na cor de sua preferência) em quantidades diferentes (20 gotas em uma metade e 40 gotas na outra metade da massa).
4 - Despeje cada metade de massa em 1 fôrma quadrada com fundo falso (24 cm) untada e enfarinhada apenas no fundo da fôrma e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180 °C por +/- 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

DICA - Esta quantidade de massa rende 2 placas quadradas de massa com 24 cm de lado. Para fazer o bolo de aniversário do programa montamos, cada bolo, com 6 placas de bolo. Para isto, repita esta receita mais 2 vezes aumentando a quantidade de corante alimentício em cada metade de massa para que o bolo fique colorido.

MONTAGEM:

5 - No prato onde será servido o bolo, coloque uma placa de bolo, umedeça-a com calda de açúcar ou guaraná, cubra com uma fina camada de doce de leite, coloque outra placa de bolo, umedeça-a e assim por diante até o bolo ficar com 6 camadas coloridas de placa de bolo.






Usei a receita do programa mais você, que é uma delícia mas tive alguns problemas na montagem.

 



         




 Deveria ficar assim                                    Ficou assim


Alguns cuidados tem que ser levados em consideração:


Eu bati primeiro as claras e depois as gemas com o açúcar.
 Esse tipo de bolo tem a estrutura mais frágil e precisa ser feito mais perto da hora da festa.  Além disso, o transporte precisa ser muito cuidadoso.
Se você não é uma confeiteira experiente, faça o bolo com menos camada.
A camada do recheio deve ser fina no centro e um pouco mais grossa nas bordas.
Prefira os recheios mais densos com doce de leite, brigadeiros branco ou preto ou creme de manteiga. O chantilly  é muito delicado e pode  deixar o bolo instável.
A forma tem que ser desmontável ou use papel manteiga pois o bolo é muito delicado.
Eu usei uma forma bem maior então dividi a massa em quatro partes.




 








Confira alguns exemplos e veja como são charmoso e diferentes esses bolos.







                                                                  












Nenhum comentário:

Postar um comentário