bem-vindo

bem-vindo

terça-feira, 22 de outubro de 2013

mesa arrumada


   
            

                  COMIDA GOSTOSA,
                  MERECE UMA MESA ARRUMADA.


Geralmente costumamos arrumar uma bela mesa somente em ocasiões especiais. E porque não arrumá-la no dia a dia , a comida parecerá até mais gostosa.

Longe de mim dar aula de etiqueta porque não sou uma pessoa dada à frescuras extremas  mas gosto de arrumar a mesa com carinho especial para minha família .

Além disso, é importante sabermos como funciona para não passarmos por nenhuma saia justa ou até mesmo para fazermos uma surpresa em casa ou para amigos. De qualquer forma, é bacana uma mesa caprichada  para um bom papo e risadas.

                                         
 





 









 

Para a mesa , podemos utilizar toalha ou jogo americano, de qualquer forma devem estar limpos e bem passados . Não utilize toalhas estampadas com louça  colorida, prefira deixar um dos itens mais neutros. 



   






Um arranjo de flores valoriza o centro da mesa. Elas devem estar em harmonia com todo o conjunto, nas cores e estilo. Mas atenção, escolha as de caule curto, pois flores muito altas impedem que os convidados se vejam e dê preferência para arranjos que sigam o formato da mesa, redondo, retangular ou quadrado. Se for no dia-dia  pode colocar uma fruteira ou uma cesta pequena com pães ou ainda um galheteiro.


 







 
 

  
 






 

Tipos de serviço:



SERVIÇO A FRANCESA


O serviço à francesa é o mais requintado, e é geralmente realizado em ocasiões especiais ou protocolares.    A mesa tem uma rígida colocação  de todos os itens em disposições  pré-estabelecidas  pela etiqueta . Os lugares são marcados e o garçom traz cada prato já preparado ou  traz a bandeja à esquerda do convidado, para que o próprio se sirva. Todos os pratos são passados duas vezes, exceto a sopa e os queijos. Os pratos  só serão retirados quando o último convidado terminar de comer.







  


SERVIÇO A INGLESA

O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará (como se fosse o serviço à la carte do restaurante).
O serviço sentado à mesa pode ser feito através do serviço à inglesa direto ou indireto (com utilização do carro de serviço/guéridon), à russa ou à americana.

 







 

 

 

SERVIÇO À AMERICANA 

 

 

 

  

 


Devido ao fato de que os espaços, nas residências principalmente, serem cada dia mais diminutos, o serviço à americana torna-se cada vez mais usual e é uma forma prática de servir um número maior de convidados.
Apesar de sua natureza informal um jantar americano ou self-service pode ser tão elegante quanto um jantar formal.





 

 

Características
· O jantar à americana utiliza-se de bufê que é uma maneira prática de servir um número maior de participantes.
· Os próprios convidados se servirão no bufê, não havendo uma mesa principal e poderão optar por assentarem em locais diversos ou mesinhas com cadeiras, que proporcionam maior conforto.
· Quando o evento é grande poderá haver garçons para auxiliar no momento de servir.
Bebidas
· Servem-se os drinques habituais antes do jantar.
· Durante o jantar fica a cargo do garçom ou anfitrião passar os vinhos.
· Mais tarde, serve-se o café uma nova rodada de drinques, refrigerantes e água.  



Arrumação da mesa de bufê
Observa-se uma seqüência na arrumação do bufê, para maior conforto ao servir:
· Guardanapos.
· Pratos.
· Travessas de comidas com respectivos talheres.
· Pãezinhos.
· Talheres - a última coisa que os convidados pegam antes de comer. Podem-se colocar os talheres ao lado dos guardanapos, ou ainda embrulhá-los nestes, caso a mesa não seja muito grande.
· Se for possível, deixe espaço entre as travessas, para que os convidados apóiem o prato sobre a mesa no momento em que estiverem se servindo.
· Coloque os copos numa extremidade da mesa, ou em mesinha auxiliar, se não couberem no bufê..

 



         MENU DEGUSTAÇÃO E JANTAR VOLANTE:


                  
     O menu degustação virou estrela nos casamentos de hoje.
      Nesse sistema, os convidados não estão acomodados todos em mesas, pois a festa é composta somente de algumas mesas e lounges para os convidados, dando prioridade à circulação dos convidados que em sua grande maioria ficam de pé.
 
       Deve ser servido um coquetel volante e depois os convidados experimentam diversos pratos em porções menores do que as habituais, que são servidas em minipotinhos/pratinhos.
 
        Em geral, uma amostra do melhor que o buffet tem a oferecer e no máximo vem 100gramas em cada apresentação. Essas porções podem variar de 3 a 6 porções oferecidas ao longo da festa e no geral são opções que não precisarão usar faca para cortar, tais como: escondidinho de carne seca, penne ao funghi e opções de risotos entre outros, e até mesmo os talheres são menores que os tradicionais de um jantar: tudo bem fácil de manusear e degustar. 


 

 

 







     

Nenhum comentário:

Postar um comentário