bem-vindo

bem-vindo

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O molho certo para cada massa



O molho certo para cada massa

 

Por conta do tamanho, do formato e da maneira como é feita, cada massa combina melhor com um tipo de molho.

Italianos são bastante rigorosos quando o assunto é massa. No País da bota, cortar macarrão ou servi-lo cozido demais é pecado. Mas isso não é tudo. Muita gente não sabe, mas há regras também para misturar molhos ou ingredientes extras ao prato. E isso não é preciosismo, faz toda a diferença no resultado final.

Nada de jogar o macarrão no prato.
Massas curtas são ideais para saladas e vão bem com molhos pedaçudos.






As massas secas, normalmente industrializadas, não têm sabor muito definido, mas absorvem bastante o tempero. Por isso, vão bem com molhos marcantes como tomates, azeite, alho, ervas, frutos do mar e tudo o que dê personalidade a elas.
Essa categoria, aliás, pode ser dividida em duas: massas curtas e longas. As primeiras casam melhor com molhos mais rústicos, já que têm formatos cheios de curvas e buracos capazes de capturar os pedaços e o suco do tempero. São também as mais indicadas para saladas. As longas, por sua vez, pedem molhos à base de alho, azeite e tomate. E, quanto mais finas, melhor absorvem os condimentos.


 


As massas frescas, aquelas feitas com ovos, são muito mais delicadas. Portanto, ficam melhores com molhos suaves, legumes ou simplesmente com manteiga.




Já as recheadas, como ravióli, canelone e rondelle, ficam mais gostosas se preparadas no forno e vão bem com molhos sugo, bolonhesa ou outros à base de queijo. Dá também para brincar com misturas leves como tomates e azeitonas ou apostar em um molho rosé, junção de molho branco e vermelho. Importante, aqui, é manter o equilíbrio e evitar ingredientes de sabor muito forte.


 
Por fim, vale dizer que nem todo macarrão combina com queijo ralado. Esse acessório vai bem com os molhos vermelhos e alguns cremosos e, mesmo assim, se bem dosado. Sair despejando parmesão no prato pode acabar estragando a combinação, e fazendo sofrer o coração dos italianos




 MACARRÃO COMBINA COM CHOCOLATE?

CLARO QUE SIM, DIZEM OS AMANTES DE CHOCOLATE.

Dica:
Cozinhe o macarrão cabelo de anjo, em água com duas colheres de açúcar, sem desfazer os ninhos. Não deixe a panela sozinha, pois o cozimento é muito rápido.

Retire os ninhos com uma espumadeira para não desmancha-los  e  coloque-os no recipiente que irá servi-lo.

Para a calda:
Derreta  200gr de chocolate e misture com 1 caixa de creme de leite e meia caixa de leite condensado ou adoce a gosto.

Coloque por cima do macarrão e decore com hortelã picadinha, cerejas ou morangos

. Receita rápida e diferente.
 











segunda-feira, 28 de outubro de 2013

adoro jeans



“Adoro jeans”


Eu sempre brinco com as minhas filhas, dizendo que 
      “nasci de jeans"




O jeans é um tecido muito resistente, já que foi inicialmente popularizado como uma calça para ser usada pelos garimpeiros norte-americanos para o trabalho, no século XIX, e com o tempo virou uma peça de roupa que simboliza a juventude, rebeldia e liberdade.


Adoro a liberdade  uma calça jeans velha e desbotada. Mas, chega uma hora em que a calça jeans fica tão surrada e rasgada, que não dá mais para ser usada. Mas, o que fazer se é uma calça de estimação, peça de roupa com que você dividiu diversos momentos e que você ganhou de alguma pessoa querida ou comprou em uma viagem inesquecível e não deseja se desfazer dela ?

Nesse caso, uma boa solução, ainda mais em tempos ecologicamente corretos, é fazer uma bolsa com a calça jeans velha. Dessa forma, você poderá levar sempre a sua calça preferida junto com você e com a vantagem de levar tudo o que você precisar.





Como fazer:

Recorte as pernas da calça jeans na altura do cavalo ou gancho
 ( cerca de 10cm abaixo do zíper). 
Com o auxílio de um abridor de casa ou uma tesoura, abra as costuras do gancho.
Abra as costuras e sobreponha-as. Costure novamente. Isso evita que a bolsa fique com um bico na parte inferior.
Agora acerte a base, para que fique reta, vire a calça pelo avesso e faça uma costura reta para fechar.
Tire as medidas da altura e largura da bolsa e recorte o forro. Costure as laterais e faça uma barra na parte inferior.
 Encaixe dentro da bolsa e prenda com alfinete. Arremate o forro com uma costura reta ou pontos invisíveis manuais.
Faça as alças com duas tiras das pernas do jeans e prenda-as por dentro (dentro do forro) ou use as alças de bambu.
Importante ressaltar de que a costura deve ser feita a máquina com linha para costura grossa, como a de poliéster, para proporcionar a resistência desejada à peça, voltada para carregar materiais pesados.


Outras dicas modernas para usar seu precioso jeans.
                                          
                                  






                             









                       




                        




Adoooro jeans!!











domingo, 27 de outubro de 2013

naked cake




Naked Cake




Os tradicionais bolos de festa, cobertos com pasta americana ou foundant, estão perdendo espaço para os chamados Naked Cake ou bolo “nu”..
Essa nova tendência deixa de lado todas aquelas coberturas tradicionais e deixa o recheio a mostra.  O objetivo é aumentar ainda mais o desejo pelo bolo, tanto por ver o delicioso recheio, quanto pelo aroma, que fica bem mais perceptível.
Essa é uma opção bem mais informal e descontraída.Para aquelas que estão sempre de olho na balança, essa opção tem bem menos calorias e pode ser tão atrativa, ou até mais,  que os bolos tradicionais.
O Naked Cake dá a impressão de ter acabado de sair do forno e pode ser decorado com açúcar de confeiteiro, frutas, flores coloridas
Essa tendência surge para ser usada em qualquer tipo de festa: casamento, 15 anos, aniversários, bodas e onde mais a imaginação deixar!


 














Naked Cake

ingredientes

  • 5 ovos
  • 150 g de açúcar (3/4 de xícara de chá)
  • 150 g de farinha de trigo (1 xícara de chá)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • corante alimentício na cor de sua preferência
1- Em uma batedeira coloque 5 ovos, 150 g de açúcar e bata até obter um creme fofo (+/- 10 minutos).
2 - Numa tigela misture 150 g de farinha de trigo com 1 colher (sopa) de fermento em pó e depois vá peneirando (essa mistura de farinha de trigo) sobre o creme de ovos e açúcar, mexendo delicadamente.
3 - Divida a massa em duas partes e em cada parte pingue corante alimentício (na cor de sua preferência) em quantidades diferentes (20 gotas em uma metade e 40 gotas na outra metade da massa).
4 - Despeje cada metade de massa em 1 fôrma quadrada com fundo falso (24 cm) untada e enfarinhada apenas no fundo da fôrma e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180 °C por +/- 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

DICA - Esta quantidade de massa rende 2 placas quadradas de massa com 24 cm de lado. Para fazer o bolo de aniversário do programa montamos, cada bolo, com 6 placas de bolo. Para isto, repita esta receita mais 2 vezes aumentando a quantidade de corante alimentício em cada metade de massa para que o bolo fique colorido.

MONTAGEM:

5 - No prato onde será servido o bolo, coloque uma placa de bolo, umedeça-a com calda de açúcar ou guaraná, cubra com uma fina camada de doce de leite, coloque outra placa de bolo, umedeça-a e assim por diante até o bolo ficar com 6 camadas coloridas de placa de bolo.






Usei a receita do programa mais você, que é uma delícia mas tive alguns problemas na montagem.

 



         




 Deveria ficar assim                                    Ficou assim


Alguns cuidados tem que ser levados em consideração:


Eu bati primeiro as claras e depois as gemas com o açúcar.
 Esse tipo de bolo tem a estrutura mais frágil e precisa ser feito mais perto da hora da festa.  Além disso, o transporte precisa ser muito cuidadoso.
Se você não é uma confeiteira experiente, faça o bolo com menos camada.
A camada do recheio deve ser fina no centro e um pouco mais grossa nas bordas.
Prefira os recheios mais densos com doce de leite, brigadeiros branco ou preto ou creme de manteiga. O chantilly  é muito delicado e pode  deixar o bolo instável.
A forma tem que ser desmontável ou use papel manteiga pois o bolo é muito delicado.
Eu usei uma forma bem maior então dividi a massa em quatro partes.




 








Confira alguns exemplos e veja como são charmoso e diferentes esses bolos.







                                                                  












quarta-feira, 23 de outubro de 2013

miojo chic!

                

                    

Miojo chique













Entre as experiências culinárias típicas de um solteiro, o miojo é o ingrediente mais popular da cozinha guerrilheira. Eis uma grande verdade: apesar da fama de comida “trash”, não há quem não tenha um macarrão instantâneo no armário para momentos de pressa ou para aqueles dias em que a geladeira parece um grande deserto gelado.


O miojo é muito injustiçado. Todo mundo fala mal, mas todo mundo come. É a primeira coisa que a gente aprende a cozinhar.  A receita mais executada depois que saímos da casa da mãe. Isso quando não é a única. O ingrediente pode, sim, ter alguma bossa, colocando outros itens no prato e não precisa limitá-lo a aquele pozinho. Ele é reconfortante e substancioso. Perfeito para quem está doente ou de ressaca .






Modo de Preparo

Cozinhe um pacote de macarrão instantâneo, de acordo com as instruções da embalagem de tempo; reserve. Lembre-se que é para uma porção.



Miojo  com  lingüiça.
Tire a casquinha de uma lingüiça  (dessas para churrasco) e refogue com 100gramas de carne moída , azeite  e meia cebola pequena picada e alho. Até que tudo fique soltinho. Acrescente 1 tomate picadinho, sal a gosto. Misture ao macarrão.


Miojo com camarão.
Aqueça o azeite de oliva  e frite meia cebola pequena picada e alho . Acrescente 1 xícara de camarões (quando estiver rosado pode tirar) e 1 colher de alcaparras. Sal a gosto. Misture ao macarrão.


Miojo  frango xadrez.
Em azeite bem quente refogue meia cebola pequena cortada  em pétalas, alho, 1 xícara de carne de frango em cubos e meia xícara de pimentão vermelho e meia x. verde picado. Quando estiver dourado coloque  3 colheres de shoyu e uma colher de amendoim (pode ser moído grosso).Misture ao macarrão.


Miojo primavera.
Refogue em azeite bem quente ½ xícara de cebola em tirinha, 1 xícara de carne (alcatra) em tirinhas,1 xícara de cenoura em tirinhas e 1 xícara de repolho em tirinhas.Sal a gosto. Quando estiver bem dourado misture ao macarrão.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

mesa arrumada


   
            

                  COMIDA GOSTOSA,
                  MERECE UMA MESA ARRUMADA.


Geralmente costumamos arrumar uma bela mesa somente em ocasiões especiais. E porque não arrumá-la no dia a dia , a comida parecerá até mais gostosa.

Longe de mim dar aula de etiqueta porque não sou uma pessoa dada à frescuras extremas  mas gosto de arrumar a mesa com carinho especial para minha família .

Além disso, é importante sabermos como funciona para não passarmos por nenhuma saia justa ou até mesmo para fazermos uma surpresa em casa ou para amigos. De qualquer forma, é bacana uma mesa caprichada  para um bom papo e risadas.

                                         
 





 









 

Para a mesa , podemos utilizar toalha ou jogo americano, de qualquer forma devem estar limpos e bem passados . Não utilize toalhas estampadas com louça  colorida, prefira deixar um dos itens mais neutros. 



   






Um arranjo de flores valoriza o centro da mesa. Elas devem estar em harmonia com todo o conjunto, nas cores e estilo. Mas atenção, escolha as de caule curto, pois flores muito altas impedem que os convidados se vejam e dê preferência para arranjos que sigam o formato da mesa, redondo, retangular ou quadrado. Se for no dia-dia  pode colocar uma fruteira ou uma cesta pequena com pães ou ainda um galheteiro.


 







 
 

  
 






 

Tipos de serviço:



SERVIÇO A FRANCESA


O serviço à francesa é o mais requintado, e é geralmente realizado em ocasiões especiais ou protocolares.    A mesa tem uma rígida colocação  de todos os itens em disposições  pré-estabelecidas  pela etiqueta . Os lugares são marcados e o garçom traz cada prato já preparado ou  traz a bandeja à esquerda do convidado, para que o próprio se sirva. Todos os pratos são passados duas vezes, exceto a sopa e os queijos. Os pratos  só serão retirados quando o último convidado terminar de comer.







  


SERVIÇO A INGLESA

O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará (como se fosse o serviço à la carte do restaurante).
O serviço sentado à mesa pode ser feito através do serviço à inglesa direto ou indireto (com utilização do carro de serviço/guéridon), à russa ou à americana.

 







 

 

 

SERVIÇO À AMERICANA 

 

 

 

  

 


Devido ao fato de que os espaços, nas residências principalmente, serem cada dia mais diminutos, o serviço à americana torna-se cada vez mais usual e é uma forma prática de servir um número maior de convidados.
Apesar de sua natureza informal um jantar americano ou self-service pode ser tão elegante quanto um jantar formal.





 

 

Características
· O jantar à americana utiliza-se de bufê que é uma maneira prática de servir um número maior de participantes.
· Os próprios convidados se servirão no bufê, não havendo uma mesa principal e poderão optar por assentarem em locais diversos ou mesinhas com cadeiras, que proporcionam maior conforto.
· Quando o evento é grande poderá haver garçons para auxiliar no momento de servir.
Bebidas
· Servem-se os drinques habituais antes do jantar.
· Durante o jantar fica a cargo do garçom ou anfitrião passar os vinhos.
· Mais tarde, serve-se o café uma nova rodada de drinques, refrigerantes e água.  



Arrumação da mesa de bufê
Observa-se uma seqüência na arrumação do bufê, para maior conforto ao servir:
· Guardanapos.
· Pratos.
· Travessas de comidas com respectivos talheres.
· Pãezinhos.
· Talheres - a última coisa que os convidados pegam antes de comer. Podem-se colocar os talheres ao lado dos guardanapos, ou ainda embrulhá-los nestes, caso a mesa não seja muito grande.
· Se for possível, deixe espaço entre as travessas, para que os convidados apóiem o prato sobre a mesa no momento em que estiverem se servindo.
· Coloque os copos numa extremidade da mesa, ou em mesinha auxiliar, se não couberem no bufê..

 



         MENU DEGUSTAÇÃO E JANTAR VOLANTE:


                  
     O menu degustação virou estrela nos casamentos de hoje.
      Nesse sistema, os convidados não estão acomodados todos em mesas, pois a festa é composta somente de algumas mesas e lounges para os convidados, dando prioridade à circulação dos convidados que em sua grande maioria ficam de pé.
 
       Deve ser servido um coquetel volante e depois os convidados experimentam diversos pratos em porções menores do que as habituais, que são servidas em minipotinhos/pratinhos.
 
        Em geral, uma amostra do melhor que o buffet tem a oferecer e no máximo vem 100gramas em cada apresentação. Essas porções podem variar de 3 a 6 porções oferecidas ao longo da festa e no geral são opções que não precisarão usar faca para cortar, tais como: escondidinho de carne seca, penne ao funghi e opções de risotos entre outros, e até mesmo os talheres são menores que os tradicionais de um jantar: tudo bem fácil de manusear e degustar.